sexta-feira, 17 de julho de 2009

Ensino Médio Inovador


A partir de 2010, 100 escolas públicas estaduais irão receber financiamento do Ministério da Educação para apoiar experiências curriculares inovadoras no ensino médio. O projeto, intitulado de Ensino Médio Inovador, prevê mudanças que privilegiam um currículo interdisciplinar e flexível, tornando o ensino mais atraente para os alunos. A proposta do Ministério da Educação foi aprovada pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE), por unanimidade, dia 30 de junho.
As principais mudanças são a ampliação da carga horária mínima do Ensino Médio de 2,4 mil horas anuais para 3 mil horas; a criação de um currículo flexível, situação em que o aluno poderá escolher até 20% da grade curricular; e a reorganização da atual estrutura curricular em quatro eixos: trabalho, ciência, tecnologia e cultura. A divisão em eixos irá permitir que os alunos possam ligar os conteúdos escolares ao seu cotidiano.
A leitura também será estimulada, assim como a participação social dos alunos. Devem ser desenvolvidas ainda atividades culturais, esportivas e de preparação para o mundo do trabalho.

Nenhum comentário: