terça-feira, 28 de abril de 2009

Che, O Argentino


Fui assistir Che, o primeiro filme da série produzido por Steven Soderberg (O Argentino e A Guerrilha). Benicio Del Toro é o ponto alto (mas Demián Bichir, na pele de Fidel Castro impressiona pela semelhança). Che é baseado em dois livros escritos por Guevara. Este primeiro filme, que entrou recentemente em cartaz no Brasil é baseado no "Reminiscências da Guerra Revolucionária Cubana”. O segundo filme foi baseado n'O Diário do Che na Bolívia.
É difícil analisar o filme. Como produção artística, o que chama a atenção é a fotografia e a atuação de Benício Del Toro. O filme resvala, muitas vezes, no estilo aventura, um pouco mais sofisticada. Retrata a dureza de Che, com algumas nuanças masi complexos e certa ingenuidade (como na falta de compreensão dos acordos firmados por Fidel, pouco antes do triunfo da revolução).
Confesso que a dureza me lembrou alguns dirigentes históricos do PT (não do início do PT, anos 80, mas daqueles que emergiram nos anos 90, na fase "real politik") que conheci de perto. Em toda sua contradição e perigo.

Nenhum comentário: