domingo, 9 de março de 2008

A exportação brasileira que a imprensa não vê


Há estudos que revelam que grande parte da pauta da imprensa brasileira é definida por notas oficiais, quase sempre lançadas por órgãos executivos ou legislativos. As investigações são raras e quase sempre dirigidas para fiscalizar os 3 Poderes. Daí uma pauta jornalística congestionada. O que a grande imprensa não vê é a exportação crescente de tecnologia brasileira na área de gestão participativa. A Índia visita com regularidade o Brasil para estudar tanto a atuação de conselhos de gestão pública, como modelos de educação popular e orçamento participativo. As caravanas da cidade de Bangalore (5 milhões de habitantes, maior índice de escolaridade e renda per capita da Índia) são comuns. O mesmo para toda América Latina. Chile, Uruguai e Argentina reproduzem os modelos de orçamento participativo em inúmero municípios, como Talca (Chile), Rosário e Córdoba (Argentina). No início deste ano, o Chile promoveu um encontro nacional sobre experiências de orçamento participativo. O México e Bolívia solicitam programas de cooperação em educação popular. Enfim, já era hora do brasileiro saber desta modalidade de exportação brasileira.

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