terça-feira, 5 de outubro de 2010

Serra precisa conquistar 90% dos votos de Marina e Dilma 16%


Estou em São Paulo onde ministro uma aula para a Escola de Governo da USP. Compro alguns jornais e, dentre eles, o Diário de SPaulo, que não se vende em outras praças. A página três é dedicada à matéria chamada na capa, sobre a matemática para Dilma e Serra vencerem o segundo round. Segundo cálculos do jornal, Dilma precisa conquistar 16% dos votos de Marina Silva. Para tanto, necessitaria estancar o crescimento de Serra em São Paulo, manter o desempenho no nordeste e em MG e RJ. Serra precisa conquistar 90% dos votos de Marina. Para tanto, precisa aumentar a vantagem em São Paulo, crescer na Bahia e Pernambuco, e reduzir a vantagem de Dilma no RJ e MG.
O fantasma para os dois é a abstenção gigante que se espera para o segundo turno. O índice de abstenção do primeiro turno foi de 18,2%, maior que o de 2002 e 2006.
Sejamos sinceros: o Brasil não quer Serra e parece pouco se importar com Dilma. Desejaria Marina Silva (a do final da eleição, religiosa) ou Lula. Uma parte, pelo visto, desejaria Aécio. Enfim, tudo para a abstenção aumentar.

Nenhum comentário: