terça-feira, 13 de julho de 2010

Senado renovado?


São 54 cadeiras em disputa e outros 27 senadores em meio de mandato (em função do Pacote de Abril). Das que estão sendo disputadas, 30 senadores tentam a reeleição.
Estima-se que o DEM perca 3 a 4 de seus 14 senadores atuais. O DIAP avalia que o PSDB manterá seus 14 senadores. PT poderá chegar a 16 (atualmente são 9).
Alguns senadores tentarão subir na hierarquia política. Este é o caso de Marina Silva. Já Aloizio Mercadante (PT-SP), Ideli Salvatti (PT), Hélio Costa (PMDB-MG) e Osmar Dias (PDT-PR) desistiram de um novo mandato para concorrer a governador por seus Estados – Flávio Arns (PSDB-PR) será vice na chapa do também tucano Beto Richa no Paraná. Outros senadores abriram mão de uma eventual reeleição para se dedicar a campanhas de correligionários, caso do tucano Sérgio Guerra, senador pernambucano que coordena a campanha de José Serra à Presidência. Outros tentarão cargos menores, como Patrícia Saboya (PSB), que deixa o Senado para ser candidata a deputada estadual pelo Ceará. Há ainda quem tenha simplesmente desistido da vida pública para não “arrastar chinelos pelo Senado” – caso de Gerson Camata (PMDB-ES), que enfrentou problemas dentro do próprio partido em seu Estado e vai apenas torcer para que a mulher, Rita Camata (PSDB), siga seus passos no Senado.
É possível que o Senado mude de cara, mas o conteúdo...

Um comentário:

JoAo Aguiar/dukrai disse...

Oi Rudá
Matéria do DIAP diz que o PSDB pode perder 4 ou 5 senadores e o DEM diminui entre 5 ou 6.

"...Pelo levantamento, o PSDB pode cair de 14 senadores para um patamar entre 9 e 10 e o DEM, que conta com bancada idêntica à dos tucanos, para algo entre 8 ou 9. ..."
http://www.diap.org.br/index.php/agencia-diap/12531-eleicoes-2010-para-diap-pmdb-e-pt-farao-as-maiores-bancadas-no-senado