domingo, 11 de julho de 2010

Bela definição sobre homens à beira dos 50 anos


De Ray Romano (aquele da série "Everybody Loves Raymond" e que agora estreia outra série, a "Men of a Certain Age"):
Para homens da minha idade, o maior problema é encontrar o que ainda dê satisfação, o que faça reacender a paixão pelo trabalho, pela vida.

2 comentários:

GS disse...

Sugiro a todos, especialmente aos com almas poetizadas, que assistam ao filme "La Doce Vida" - F. Fellini.

Nele Marcello Rubinni, Marcelo Mastroianni, tem uma amizade com Steiner... Num de seus encontros, Marcello vai a uma reunião no apartamento de Steiner e conhece um senhor que havia vivido e criado muito, e também viajado pelo mundo. As pessoas quiseram saber se não era tempo dele se aposentar, e a resposta é que ele nem pensava em parar, pois havia muito que fazer, e tinha muitos planos ainda para a vida dele.

Mas professor Rudá, se os mais velhos demoram a se aposentar, como ficam os mais jovens, estendem o período da adolescência? Isso não causa uma distorção no sistema?

Rudá Ricci disse...

Aposentadoria é um invenção desumana. E tem muito a ver com a lógica do mercado, confundindo trabalho com emprego. Só deseja se aposentar quem está infeliz com o que faz.
Quanto aos jovens, a tendência mundial é o retardamento no ingresso no mercado de trabalho. Há toda uma discussão importante para se criar um programa global, mais ou menos sintetizado assim: "Do pré-natal ao primeiro emprego", que poderia auxiliar melhor neste drama dos jovens. De qualquer maneira, o índice de natalidade vem caindo aceleradamente no Brasil e no mundo. Enfim, menos jovens e mais longevidade. Esta é a lógica do século XXI.