sábado, 24 de julho de 2010

Datafolha: Dilma e Serra empatados


Para o Datafolha, tucano está com 37% contra 36% de Dilma. Na última pesquisa, de 30 de junho e 1º de julho, Serra havia registrado 39%, contra 37% de Dilma. Ambos oscilaram negativamente, mas dentro da margem de erro. Marina Silva (PV) tinha 9% e agora foi a 10%. Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) pontuou pela primeira vez nesta eleição, marcando 1%. A opção brancos/nulos/nenhum somam 4%, enquanto 7% não sabem.
Agora temos duas séries históricas. É verdade que o Datafolha foi um dos institutos que mais oscilou entre fevereiro e março, quebrando a sequência anterior. Mas desde este momento, mantém uma série com lógica, em que os dois principais candidatos teriam chegado ao seu teto.
Confesso que não me convence. Por vários motivos, inclusive técnicos (como a amostra, já muito discutida em vários fóruns virtuais). Mas há sinais de muita irritação no front serrista dos últimos dias. Consultei alguns aliados de Serra sobre a pesquisa Vox Populi antes de ser divulgada e a reação era de que já estavam informados e preocupados. Alguns se calaram. Se externamente procuram dar a impressão que o Datafolha é o instituto mais confiável, não é isto que demonstram nos bastidores.
Também não me convence que as rupturas internas da campanha de Serra, que culminaram com a escolha do vice e a caminhada para um discurso mais reacionário a partir de então, não tenham qualquer reflexo em relação à intenção de voto. Como se os números não acompanhassem o mundo da política.

Um comentário:

JUNINHO disse...

Um dos institutos sairá desmoralizado da campanha. Não é possível essa diferença toda. Vamos acompanhar atentamente.