sexta-feira, 2 de julho de 2010

Os problemas com o ensino médio


Analisando os dados do IDEB fica a nítida noção que quanto mais se progride na carreira escolar, pior é o desempenho. Há uma explicação clara: os métodos de ensino da educação infantil e início do ensino fundamental são opostos aos adotados no final do ensino fundamental e ensino médio, no Brasil.
No início, apoiam-se em Piaget, Wallon e outros autores que poderíamos denominar de "humanistas", por se preocuparem com a diferença nos processos de desenvolvimento e articulação do desenvolvimento afetivo com o racional.
A partir da 7a série (em especial) gradativamente se prioriza a memorização, lançando mão de técnicas de reflexo condicionado, da escola comportamental de Pavlov e Skinner.
Esta é a pista que, por comodidade, não se quer trabalhar para alterar e unificar. A questão é: qual a convicção profissional que temos sobre o processo de aprendizagem do ser humano?

2 comentários:

Luiz Henrique Mendes disse...

Rudá (não precisa aprovar este comentário). Sou repórter da Agência Dinheiro Vivo e trabalho diretamente o Blog do Luís Nassif. O que acha de marcarmos uma entrevista sobre e educação, repercutindo os índices do Ideb e daí partiríamos para uma discussão da educação como um todo.

Atenciosamente,
Luiz Henrique Mendes

Rudá Ricci disse...

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