quarta-feira, 16 de abril de 2008

Ainda sobre o estranho caso do BNDES


Reproduzo, abaixo, mensagem enviada por Maurício David, do BNDES, em que questiona os procedimentos do banco de desenvolvimento após ELE ter denunciado o caso de um ex-funcionário (Luciano Sianni Pires) assumir um cargo de destaque na Vale do Rio Doce (de Diretor de Planejamento Estratégico). Luciano era assessor da presidência do BNDES. Ocorre que Luciano, segundo denúncia de Maurício David, teria atuado na aprovação de uma linha de crédito para a Vale, jamais concedida pelo BNDES, antes dele tomar posse no novo cargo (financiamento 1 de abril no valor de 7,3 bilhões de reais). De acusador, pelo andar da carruagem, David tornou-se réu. Estranho.

"Para: Comissao de Etica Profissional do Sistema BNDES/BNDES@BNDES
cc: Antonio Saraiva da Rocha/BNDES@BNDES, Roberto Flavio de
Oliveira/BNDES@BNDES, Helio Pires da Silveira/BNDES@BNDES,
adilsonvianna@gbl.com, Sonia Maria Ribeiro Faria Rodrigues
Guedes/BNDES@BNDES
Assunto: Processo CEP/BNDES 02/2008

Ao
José Eduardo Pessoa de Andrade
CEP

José Eduardo :
Tive alguns dias de agenda muito apertada que me sobrecarregaram bastante, de maneira que somente agora à tarde, ao receber o seu segundo Memorando referente à convocação para a reunião da CEP programada para o dia de ontem, é que abri o envelope com a primeira convocação. Sorry, vejo que acabei tomando conhecimento da reunião de ontem com retardo de 24 horas. Espero não tê-los feito esperar em vão. Mas como o cafezinho servido nos aveludados salões da Presidencia é tão especial, certamente vocês terão tido tempo de bater um bom papo e conversar sobre coisas
super-importantes como, por exemplo, as explicações técnicas para a derrota fragorosa do Flamengo para o Botafogo no dia anterior. Caso vocês desejarem programar um novo encontro, solicito que este seja agendado para data posterior ao dia 28 deste mês. No que resta desta semana estou com a agenda sem brechas e na próxima semana estarei ausente do Banco, participando de um colóquio em Coimbra sobre Ética que se prenuncia muito interessante : " A Ética - Do Mundo Helênico às Sociedades Contemporâneas". A mim me toca analisar as concepções da ética em Aristóteles, Maquiavel e Montaigne, tarefa árdua que me está exigindo uma preparação intensa que me deixará concentrado até a próxima sexta-feira. De todos modos, muito estranho o comunicado por você enviado. Segundo me reportaram os presidentes das nossas Associações de Funcionários, na quinta-feira passada, dia 10 de abril, realizou-se no Gabinete da Presidencia uma reunião com o Presidente Luciano Coutinho, seu Chefe de Gabinete e dois diretores da Instituição. Nesta reunião teria ficado decidido que providencias seriam tomadas para terminar definitivamente com o clima inquisitorial existente no seio do BNDES e que tanto prejudica a imagem da instituição, provocando, ademais, grande inquietação no corpo funcional. Em consequencia, ficariam sem efeito sindicâncias e processos sobre o tema do seu convite. Fico, assim, na dúvida sobre a pertinencia do eventual remarcamento da reunião.
Mauricio Dias David"

Nenhum comentário: