segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Os maiores derrotados desta eleição: nós, de esquerda


O Brasil se revelou fundamentalista, conservador. Uma pena. Nós, que nos consideramos de esquerda, estamos com menos espaço que antes do dia 03 de outubro. Não em termos partidários, já que o sistema partidário brasileiro está em frangalhos e não representa mais que as suas cúpulas, mas aqueles que desejam um país progressista, plural, focado na transformação social, na radicalização democrática que se expressa no controle social. Saímos mais pobres. O Brasil revelou uma sociedade fascista, tal como sugere Boaventura Santos.
Muito trabalho pela frente.

6 comentários:

Samuel Lyra disse...

Sei que o assunto é delicado e por isso não fique constrangido em não publicar esta pergunta. Com relação ao conservadorismo religioso e sua homofobia como explicar a eleição de um candidato gay com mais de 60% dos votos sem a oposição das igrejas em Minas? Hipocrisia somente? Desconhecimento não é.Obrigado Paulo Silva

Rudá Ricci disse...

Paulo,
Tropa unida. Tropa unida. Weber dizia que os miseráveis se jogam num futuro utópico. Só a elite vive do passado. Enfim, os fundamentalistas seguem as interpretações dos seus líderes, porque eles criam o caminho das pedras para se chegar ao sucesso financeiro. O que denominamos de religiosidade privada, não solidária, mas egoísta. Se um pastor pecar, mas fizer mea culpa, tudo bem. Lembre-se que para os protestantes, o que vale não é o que se faz em público, mas a fé em silêncio, privada, no contato direto com Deus através da Bíblia. Entende?

AngelMira disse...

Excelente, a explicação merece uma postagem pra esclarecer. Fico assim, chocada, como o fundamentalismo pode ter modificado essa eleição.
Isso beira ao fanatismo etc.

jdaniel disse...

Que esquerda? Uma esquerda que se CRISTALIZOU na adoração e na subserviência acrítica e messiânica? O que foi feito nesses oito anos de governo Lula, além do assistencialismo e aprofundamento do caudilhismo. Uma esquerda que se acomodou ao lado das oligarquias, na vã esperança de substituí-la na apropriação do butim. Uma esquerda que pariu delúbios e dirceus, que sequer podem aparecer em público, mesmo para votar. Nós já morremos, meu caro.

Strategos Aristides disse...

A explicação ao Paulo só piora as perspectivas. Fico com o comentário do Zé.

Arnaldo José disse...

É... infelizmente a maioria dos brasileiros (até latinoamericanos) ainda tem o pt como referencia de esquerda ... mesmo com o carater reformista do neoliberalismo q lula implantou...
prafraseando-te, temos "muito trabalho pela frente"