domingo, 23 de fevereiro de 2014

Depoimento de um manifestante preso, ontem, em São Paulo

Depoimento de Vinicius Moraes, do PSOL, que estava na manifestação de Contra a Copa, em São Paulo, no dia 22/02/2014, detido pela PM paulista (recebi neste momento de uma amiga, via Facebook):

COPA, PM E DETENÇÃO
Ontem, em SP, ocorreu o segundo ato de contestação à Copa do Mundo no Brasil. Protesto muito justo, afinal se gasta montanhas com obras faraônicas sem retorno social, enquanto os direitos sociais são parcos.
A manifestação contou com um contingente enorme de policiais, incluindo a “tropa do braço”. Saímos pacificamente da Praça da República em direção da Praça Roosevelt, viramos à esquerda na Consolação, sentido o Theatro Municipal. Quando chegamos à altura do metrô Anhangabaú, ainda não sei explicar o porquê, começou um empurra-empurra mais ou menos no meio da passeata. Eu e outros grandes amigos estávamos à frente, quando ao percebermos que a confusão iria se alastrar rapidamente. Não fomos rápidos o suficiente. Ao corrermos, entramos em um corredor polonês sem saída formado por duas colunas de policiais militares, que de modo mais do que violento, comprimiram dezenas de manifestantes (lembremos: estes manifestantes sequer souberam a razão do conflito) à base de cacetadas, escudadas e spray de pimenta. Um verdadeiro show de democracia e civilização.
Sob berros ameaçadores, fomos obrigados a sentar no meio da Xavier de Toledo, um em cima dos outros devido à falta de espaço físico. Quem levantasse, era lembrado de que deveria ficar sentado com sutis cacetadas, que foi o meu e o caso de muitos outros. Questionar? Fora de cogitação. Um policial, no auge da sinceridade, bradou “aqui não há democracia por que vocês estão detidos”. Claro. Democracia e detenção são termos necessariamente opostos, pelo na visão da Polícia Militar de São Paulo.
Ficamos ali sentados por duas horas e pouco, de baixo de chuva. Alguns foram liberados, em especial os que não pareciam “ameaçadores”. Um oficial falou com todas as letras: “quem tiver referência a movimento social, será levado para a DP”.
Imagino que o tal oficial levou bem o manual das forças armadas, que demonstra como lidar com as ‘forças oponentes do Estado’. Médici deu três mortais para trás de felicidade quando ouviu o policial bem treinado. Durante todo o tempo na rua, não fomos informados do que se passava, quanto tempo ficaríamos ali e qual seria o procedimento. Pode o Estado Brasileiro sequestrar cidadãos por duas horas sob chuva sem ao menos dizer o que estava acontecendo?
Dei azar e fui levado à delegacia. No ônibus, que horror! Os policiais são inacreditavelmente mal formados. Reproduzem valores e frases consolidados na ditadura militar. Provocavam os manifestantes. Insinuavam abertamente forjar prova contra manifestantes que os irritassem. E isso o tempo todo e não só no ônibus.
Cantavam as palavras de ordem das manifestações. Um lembrou de uma: “gambé cuzão, larga a arma e vem na mão”. E em seguida disse “e aí? Não é isso que vocês cantam? Vem pro pau agora, seus pau no cú? Não aguentam nem um tapa na cara?”. Ligaram o rádio do ônibus e disseram inaugurar a ‘balada black bloc’. Tocou Rita Lee.
Fui preso ao som da Rita Lee.
Na delegacia, mais chá de cadeira. Perguntávamos aos policiais civis qual seria o procedimento e nos respondiam com ironia. As provocações não cessavam.
O ponto mais inacreditável foi quando uma voz, que não sei da onde partiu, disse “esse folgado devemos mandar para a sala do choque”. Me senti muito mal por ouvir isso. Não por acreditar que alguém seria torturado ali, mas por ter claro naquele momento que o Estado Brasileiro ainda tortura seres humanos.
Por volta das 23 e 30, chegou um advogado que me tirou da detenção para averiguação. Não sabia se era o Horácio Neto ou a Virgem Maria.
Fui detido com outros grandes amigos, que absolutamente nada fizeram. Yuri Scardino, Izaque Jacob e Samuel Jacob, saibam que eu tenho muito orgulho de ter vocês ao meu lado.
Tudo isso ocorreu porque ousamos questionar a Copa. De fato, a questão social no Brasil ainda é vista como caso de polícia. Aliás, uma polícia que age por fora da lei, que é imoral, ilegal e ilegítima. Mais importante: uma polícia que não pode existir. Uma polícia que promove mais violência e atentados contra os direitos humanos. Fora PM do mundo!
A melhor resposta que podemos dar é continuar nas ruas. Não devemos nos intimidar. Não devemos aceitar o atual estado de coisas. “É preciso não ter medo. É preciso ter coragem dizer”.

Aos amigos que se preocuparam, muito obrigado. A solidariedade das pessoas foi muito grande. Nos solidarizemos cada vez mais com as causas de todas pessoas.

5 comentários:

Jr disse...

Um militante do PSOL dando o depoimento, agora falta o outro lado.

Rudá Ricci disse...

Qual outro lado Jr? De um PM. Mas não está acompanhando quantos PMs não cumprem ordens e são punidos? Não está acompanhando a orientação dos comandos?

Implicância eh mato disse...

Acho engraçado, um partido que prega Socialismo com Democracia. Será que não passa na cabeça deles, que tem gente que quer a Copa? Não vai ter Copa é democrático? No discurso é tudo muito bonito. Mas gostaria de saber do PSOL, pq até hoje não implantou o passe livre para TODOS em Macapá.

Rudá Ricci disse...

Implicância,
Qual o problema de um partido fazer campanha contra a Copa? Se a maioria quer, menos problema ainda. Acho que você confunde o que é democracia. É justamente isto: independente da maioria, qualquer um pode fazer campanha. Não estão difamando ninguém, nem é imoral.

EDISON SAMPAIO - PU4EDR disse...

"Nunca antes na história deste país" se reprimiu tanto. O Povo sai às ruas protestando contra os gastos excessivos do governo com a Copa, em detrimento de ações sociais mais efetivas, e a Polícia age com uma truculência incomum. Não entendo mesmo, pois o governo do PT não deveria, por uma questão de coerência, priorizar o Social em vez de favorecer o Capital? Porque o PT permite que as Forças públicas ajam contra o Povo, quando deveria apoiá-lo? Ou estaria o Povo sendo injusto ao protestar contra a péssima gestão dos recursos públicos? Rudá, me desculpe, mas você demonstra confusão. Ou você se coloca ao lado do Povo ou ao lado do poder público. Lembre-se que a Polícia é um órgão público que age em cumprimento de ordens emanadas do governo. Note: quem gerencia mal os recursos públicos e esbanja com a Copa é o PT e a Polícia, mesmo sendo estadual, mete o cacete no Povo é porque o PT assim o deseja. Do contrário, intercederia em favor do Povo.