quarta-feira, 28 de novembro de 2007

O que pensam os candidatos a presidente do PT


Destaco algumas opiniões dos principais candidatos a Presidente Nacional do PT. O interessante é que dois destacam a organização para as eleições do próximo ano e 2010. O restante destaca a democratização interna e a reaproximação com movimentos sociais. José Eduardo Cardozo desfechou uma forte campanha interna e recebeu apoios importantes, como Suplicy, Ermínia Maricato, ministros Fernando Haddad e Tarso Genro, Paul Singer. Lidera a articulação montada por Tarso Genro, a Mensagem ao Partido.
1) Valter Pomar: PT deve ser a ponta-esquerda da coalizão de governo. O PT precisa melhorar a relação com os movimentos sociais, reconstituir a aliança com os partidos de esquerda e dar “um salto de qualidade” em sua organização interna, se quiser obter bons resultados nas eleições de 2008 e eleger um petista na sucessão presidencial de 2010. Foco, também, nas eleições.
2) José Eduardo Cardozo: PT precisa reacender a democracia interna. A principal tarefa do PT é o próprio PT. É reconstruí-lo mudando o modelo de direção ora vigente. É superar esta concentração de poder em torno de um pequeno grupo, que gerou um enfraquecimento do partido nas lutas sociais, no afastamento da militância, superar a dinâmica puramente eleitoral na qual mergulhou o partido. Precisamos, através de um diálogo entre as correntes do partido, reconstruir a unidade partidária, retomando a capacidade de mobilização do partido. Queremos reacender a democracia interna para que o partido como um todo volte a discutir suas políticas e ações, e volte a se entusiasmar para a ação.
3) Jilmar Tatto: Movimentos sociais são o oxigênio do PT. Foco nas eleições. Temos de apresentar à sociedade brasileira projetos globais que demarquem nossas ações até o final de 2009. Um deles é a Reforma Tributária, que deverá estabelecer um novo pacto federativo, criando condições para o desenvolvimento regional e considerando as características locais. Nessa questão, tem de ser abordada a taxação das grandes fortunas e heranças. A base dessa proposta é que o Estado seja o indutor das ações de desenvolvimento econômico e que garanta a distribuição de renda. Precisamos preparar a Reforma Política. Conforme aprovada em nosso 3º Congresso, caberá à Constituinte Exclusiva essa deliberação.
4) Ricardo Berzoini: Futuro do PT depende do vínculo com a juventude
Berzoini, que concorre à reeleição pela chapa “Construindo um Novo Brasil”, cita, entre as questões internar prioritárias, a criação da Escola Nacional do PT, a implantação do Sistema Nacional de Comunicação e o 1º Congresso da Juventude Petista.

Nenhum comentário: