sexta-feira, 13 de agosto de 2010

A notícia sobre Datafolha já está no twitter


Neste momento, um turbilhão de notas no twitter sobre o Datafolha e a diferença de 8% de Dilma sobre Serra. A sensação de vitória no primeiro turno se generaliza. Principalmente entre jornalistas da área política.
O pêndulo da política eleitoral é a pesquisa de intenção de votos.

2 comentários:

Valéria Borborema disse...

Estimado Rudá, gostaria que você fizesse uma análise das duas pesquisas divulgadas hoje, DataFolha e Vox/Band/IG, que apresentam resultados opostos para a eleição a governador em Minas. Enquanto o DataFolha dá 26 pontos de vantagem para Hélio Costa, a Vox apresenta queda para 10 pontos dessa vantagem. O que você acha. Visite o site da Band, que está lá. Obrigada.

Rudá Ricci disse...

Há divergências metodológicas entre Vox Populi e Datafolha. O primeiro é a eleição de cidades referência de áreas homogêneas. Esta divergência tem maior impacto quando o universo é o país. O segundo problema é que o Datafolha faz pesquisa com transeuntes e o Vox Populi faz pesquisa domiciliar. A pesquisa domiciliar é mais confiável porque é de fácil checagem e comprovação de uma resposa dada. A do Datafolha a checagem é feita por telefone ou celular, excluindo uma faixa considerável da população que não possui telefone/celular.
Enfim, tecnicamente optaria pelos dados do Vox Populi. O que revelaria corpo mole dos petistas, maior temor de Hélio Costa.