segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Super safra (até para céticos)


Eu realmente não sei se me acostumei a desconfiar de dados oficiais, se me tornei cínico ou cético. O fato é que o conjunto de dados positivos me deixa parcialmente atordoado. Agora, somos informados que a safra 07/08 de grãos atingiu novo recorde: a estimativa é de 143,8 milhões de toneladas, 9% superior ao da safra anterior e o maior já registrado. Lembro-me, poucos anos atrás, quando se falava em atingir 100 milhões de toneladas e vários jornais trataram a meta com sarcasmo.
A produção de milho (primeira e segunda safras somadas) atingiu 58,6 milhões de toneladas, ante 58,4 milhões de toneladas no levantamento anterior (agosto) e 51,3 milhões de toneladas na safra passada. A performance surpreendente é acompanhada pelo trigo, que teria atingido 5,44 milhões de toneladas, 42% acima da produção do ano passado. Paraná, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Goiás são as locomotivas desta “festa de grãos”. Houve aumento da área de cultivo (1 milhão de hectares a mais, em relação à safra anterior, medida de agosto a agosto), o que diminui o aumento do índice de produtividade esperado. Mesmo assim, o vigor do setor é imenso e se associa às aquisições internacionais (como da área de carnes, tendo a Friboi à frente).

Nenhum comentário: