domingo, 20 de janeiro de 2008

A alma do brasileiro


Depois da pesquisa do IBOPE que revelou (no final de 2006) que 75% seriam (segundo os próprios pesquisados) corruptos se tivessem poder; e da pesquisa do PNUD que revelou que 42% dos brasileiros não sabem se são favoráveis ou não democracia, agora mais uma pesquisa revela a alma tortuosa de nosso país. Pesquisa da TNS InterSicence com consumidores brasileiros revela que o índice dos que acreditam que a responsabilidade social é indipensável às empresas como indicador de respeito ao consumidor caiu. Eram 51%, em 2006, os que acreditavam que este era um elemento muito relevante. Em 2007, caiu para 41%. O item mais importante, agora, é qualidade do produto (65%), seguido por preço (56%). Foram 1.250 entrevistados, em São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Recife e Belo Horizonte. Mais um efeito de edonismo e autismo global. Exige mais trabalho dos educadores populares do nosso país.

2 comentários:

Lucas Amaral disse...

E o que poderíamos esperar de uma população que elege costureiros e cantores como representantes de seus ideais e ainda têm orgulho de dizer "Ele rouba mas faz". Consumir, consumir e consumir, essa é a ordem, e o resto que se exploda.

Rudá Ricci disse...

Mas o problema é como "lemos" esta alma do brasileiro, coisa que a esquerda de nosso país tem dificuldades de fazer: ou nega esta realidade ou se desespera.
Rudá