segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Classe C, segundo o Boston Consulting Group


1) Seus gastos: gasta metade de sua renda em supermercado. Para comer e dormir, estas pessoas gastam 65% da renda. E telefonia, que era um gasto que estas famílias não tinham, já está presente no orçamento de 80% destas famílias, em média, R$ 40 por mês. Com saúde, 64% das famílias gastam em torno de 8% de sua renda, geralmente para comprar medicamentos. Com educação, cerca de 30% das famílias gastam 9% de sua renda;
2) A classe C não paga Imposto de Renda. Somente 3% pagam IR. No entanto, 37% contribuem para a igreja;
3) Não se enxergam miseráveis, mas têm medo de se tornar miserável um dia. Por isso, é uma classe que faz muita caridade, que tenta ajudar os outros. Ela se vê bem distante das classes A e B, mas tem as aspirações das classes A e B, quer produtos bons, marcas premium. No entanto, tem um pouco do autocontrole da classe D, do "deixa eu me controlar, não vou tomar muito crédito, vou comprar primeiro o básico e depois o supérfluo". É uma tentativa de racionalidade forte ao gerenciar o dinheiro;
4) As famílias moram juntas, os filhos casam, fazem um "puxadinho" e está todo mundo meio numa mini-cidadezinha ali que é a família deles. Quando eles fazem isso, eles montam um caixa único e tomam as decisões em conjunto. Neste comportamento, eles deram muito poder para a mulher. Ela é o diretor-financeiro da família, conquistou este posto difícil de juntar a renda e tentar ajustar todas as necessidades da família. É a mulher que consegue ir ao supermercado e fazer a mágica todo mês, trazer todos os itens para agradar a família;
5) Bens: em termos de bens, é uma classe que tem vários deles. Cerca de 40% das famílias têm até dois aparelhos de TV, dois aparelhos de rádio e, na média nacional, 35% já têm celular. Ainda tem aí o sonho da casa própria, embora 63% digam que têm casa própria de alguma maneira. Somente 2% têm empregada doméstica, então, quando falamos sobre as marcas, sobre os produtos, estamos entrevistando a pessoa que juntou o dinheiro, que decidiu comprar, que foi na loja, que escolheu e que usou o produto, que busca indicações das amigas, que assiste o comercial e que estuda o tablóide.

Nenhum comentário: