sábado, 17 de julho de 2010
Perfil do consumidor de alta renda
Estamos tão impressionados com o crescimento da classe C que nos esquecemos de comentar como a desigualdade aumenta em nosso país, ou seja, as classes A e B nunca foram tão absolutas no Brasil como agora.
Recentemente, alguns breves estudos revelaram mais nitidamente seu perfil:
1) A Merrill Lynch revelou que a classe e mais alta renda foi reduzida em 19% nos EUA em função da crise. Contudo, cresceu 8,4% no Brasil;
2) No Brasil, alta renda é o indivíduo que recebe 4,5 mil reais mensais, ou seja, 3% da população tupiniquim;
3) Segundo a Mastercard, este estrato responde por 42% do faturamento dos cartões de crédito do Brasil;
4) O mercado de luxo internacional, de olho nesta projeção das classes mais abastadas, estão desembarcando no Brasil. Em 2009 ingressaram em terras tupiniquins a italiana Missoni e a francesa Hermès. Neste ano, chegou a inglesa Bentley, apostando em carros cujo preço gira ao redor de 1,3 milhão de reais (projetam vendas de 20 carros ano, até chegar a 30, em 2013). Ainda este ano, chetga a Aston Martin. No Shopping Lebron, do RJ, jã se instalou a Chanel (apenas para perfumes, cremes e maquiagens) e já está planejada outra loja, em outubro, no Shopping Iguatemi, de SP. A Luuis Vuitton adquiriu 70% da Sack´s Perfumaria, portal de vendas on-line de comésticos;
5) O mercado de luxo no Brasil chegou a 6,2 bilhões de dólares em 2009 (5% a mais que 2008), representando 1% do faturamento mundial desse segmento, segundo a MCF e GFK Brasil. Estima-se que poderá dobrar este faturamento na próxima década.
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