quinta-feira, 29 de março de 2012

Marco Maia impõe seu poder


Maia aproveita ausência de Dilma e mostra quem manda na Câmara

Maia aproveita ausência de Dilma e mostra quem manda na CâmaraFoto: Valter Campanato/AGÊNCIA BRASIL

PRESIDENTE DA CASA APROVA LEI GERAL DA COPA E FIXA VOTAÇÃO DO NOVO CÓDIGO FLORESTAL PARA O FINAL DE ABRIL, CONTRARIANDO ORDEM DO PLANALTO, SEM A PRESENÇA DA MINISTRA IDELI SALVATTI

29 de Março de 2012 às 04:48
247 – Contrariando ordem do Planalto, o presidente da Câmara, Marco Maia, fixou em abril a votação do novo Código Florestal. Em pé de guerra com a presidente Dilma Rousseff, ele aproveitou sua viagem à Índia para enviar uma demonstração de força na Casa. Sem a participação da ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, construiu um entendimento com líderes da base aliada e da oposição para votar na noite desta quarta a Lei Geral da Copa.
“A decisão sobre o que vota ou não vota na Câmara é da Câmara, é uma decisão do Legislativo, dos deputados, do Parlamento. Ao definir o calendário de votação estamos simplesmente exercendo uma tarefa do Parlamento”, afirmou.
Dilma travou uma dura batalha com a base aliada porque a maioria dos partidos se recusava a votar a Lei Geral da Copa enquanto não fosse definida uma data para análise do projeto que altera o Código Florestal. Para garantir um acordo, Marco Maia assumiu o comprimisso, em reunião nesta terça (27) de colocar a nova lei ambiental em votação até o final de abril.
Marco Maia afirmou que não conversou com Dilma sobre a construção do acordo, nem com Ideli. "Imagino que o líder do governo na Câmara [Arlindo Chinaglia] tenha informado a ministra Ideli", afirmou. Segundo Claudio Humberto, o líder do PSDB, Bruno Araújo, ironizou sobre o desaparecimento da ministra Ideli Salvatti durante o acordo: “Deve ter viajado com Dilma”.

Nenhum comentário: