sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Eleições nas capitais do sudeste: SP destoa

As eleições nas capitais da região sudeste parecem similares, com exceção de São Paulo. Belo Horizonte, Vitória e Rio de Janeiro parecem seguir uma linha reta, com Lacerda, Luiz Paulo e Eduardo Paes na dianteira desde o início do processo eleitoral. No caso de São Paulo, a instabilidade, em especial em relação ao segundo candidato que disputará o segundo turno das eleições, destoa das demais capitais. E o que motiva tal instabilidade? Essencialmente a entrada das igrejas (católica e evangélicas) no confronto a partir do processo eleitoral. Um fato exógeno, aparentemente, ao processo eleitoral, do ponto de vista estrito, limitado ao jogo entre partidos e candidatos.
Haddad e Serra decidiram atacar Russomanno que cedeu alguma coisa na curva ascendente de sua intenção de votos. Mas não é exatamente o ataque direto entre os candidatos que transforma o campo eleitoral movediço. O fator Lula, também exógeno ao processo eleitoral, parece afetar circunstancialmente este cenário, mas também explica pouco, visto que o candidato petista não atingiu o patamar histórico do PT paulistano (entre 25% e 30% da intenção de votos).
O fato é que a campanha paulistana é muito mais emocionante que as das demais capitais da região sudeste. No resto da região, a campanha se arrasta, com alguma emoção no Rio de Janeiro, por mérito próprio do candidato do PSOL, mas que dificilmente evitará a reeleição no primeiro turno das eleições.
O eleitor da região, de maneira majoritária, não se empolga, não se emociona, não se engaja efetivamente. Conservador (Luiz Paulo já foi prefeito por duas vezes), vota na segurança, na ordem.

Nenhum comentário: