quinta-feira, 12 de março de 2009

MEC tomou coragem e deve mudar o vestibular


Devo estar delirando. Finalmente o MEC decidiu alterar esta vergonha nacional chamada vestibular. Já comprei uma boa briga em Pernambuco, com o sindicato de escolas particulares, por atacar o vestibular brasileiro. Pois bem: o MEC estuda alterar o processo de seleção das universidades federais. Em reunião com a Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior) realizada ontem, o ministro da Educação, Fernando Haddad, acertou com os reitores a montagem de um grupo para desenvolver um novo modelo de prova. A fala do ministro foi ainda mais supreendetes. Disse: "os vestibulares são todos iguais e ruins. Estão errados e sinalizam mal para o ensino médio. O ensino hoje está voltado para o vestibular e termina que boas escolas estão piorando em função disso".
Para quem me conhece e lê meus artigos sabe o quanto estou desejoso de ser verdade. O ministro, desta vez, deu nome aos bois: disse que o vestibular influencia o ensino médio que, por sua vez, focaliza a mera memorização e não a inteligência. Que tal? Eu não acrescentaria uma vírgula.
Será que desta vez vai?

Um comentário:

Graziele Zahara disse...

Acho que também deveria ser estudada uma nova proposta para provas de concursos público, que não fogem muito as provas vestibulares.