Nota de Lula
Ninguém em sã consciência pode ser contra manifestações da sociedade civil porque a democracia não é um pacto de silêncio, mas sim a sociedade em movimentação em busca de novas conquistas.
Não existe problema que não tenha solução. A única certeza é que o movimento social e as reivindicações não são coisa de polícia, mas sim de mesa de negociação.
Estou seguro, se bem conheço o prefeito Fernando Haddad, que ele é um homem de negociação. Tenho certeza que dentre os manifestantes, a maioria tem disposição de ajudar a construir uma solução para o transporte urbano.
Lula
Nota de FHC
Os governantes e as lideranças do país precisam atuar entendendo o porquê desses acontecimentos nas ruas. Desqualificá-los como ação de baderneiros é grave erro. Dizer que são violentos nada resolve. Justificar a repressão é inútil: não encontra apoio no sentimento da sociedade. As razões se encontram na carestia, na má qualidade dos serviços públicos, na corrupção, no desencanto da juventude frente ao futuro.
Neste momento estamos perante uma Presidente que expõe sua total falta de liderança. Lula e FHC se pronunciaram a respeito das manifestações. Os ex-presidentes se posicionaram. De quem mais esperamos uma atitude por atualmente sentar na cadeira de comando no executivo, até agora, nenhuma nota oficial. Hoje, em seu programa diário, "Café com a Presidenta", Dilma mostra que governa um país de faz de conta. Confiram no site a pauta do dia: "Minha Casa Melhor: crédito barato para compra de móveis e eletrodomésticos" Mesmo depois de duas semanas de protestos, cidades com mais de 100 mil nas ruas, nenhuma declaração oficial daquela que foi eleita para liderar uma nação como o Brasil. Total omissão. É por isso que o povo cansou.
ResponderExcluir