
Devo estar delirando. Finalmente o MEC decidiu alterar esta vergonha nacional chamada vestibular. Já comprei uma boa briga em Pernambuco, com o sindicato de escolas particulares, por atacar o vestibular brasileiro. Pois bem: o MEC estuda alterar o processo de seleção das universidades federais. Em reunião com a Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior) realizada ontem, o ministro da Educação, Fernando Haddad, acertou com os reitores a montagem de um grupo para desenvolver um novo modelo de prova. A fala do ministro foi ainda mais supreendetes. Disse: "os vestibulares são todos iguais e ruins. Estão errados e sinalizam mal para o ensino médio. O ensino hoje está voltado para o vestibular e termina que boas escolas estão piorando em função disso".
Para quem me conhece e lê meus artigos sabe o quanto estou desejoso de ser verdade. O ministro, desta vez, deu nome aos bois: disse que o vestibular influencia o ensino médio que, por sua vez, focaliza a mera memorização e não a inteligência. Que tal? Eu não acrescentaria uma vírgula.
Será que desta vez vai?
Acho que também deveria ser estudada uma nova proposta para provas de concursos público, que não fogem muito as provas vestibulares.
ResponderExcluir