tag:blogger.com,1999:blog-4208575773499504588.post1101773202061910248..comments2023-08-29T11:56:12.443-03:00Comments on RUDÁ RICCI: Matéria do Jornal Nacional sobre SiSURudá Riccihttp://www.blogger.com/profile/13441906686757365725noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-4208575773499504588.post-19256586588239758622013-06-12T09:34:11.521-03:002013-06-12T09:34:11.521-03:00Clarindo,
Primeiro, você poderia comentar isto pes...Clarindo,<br />Primeiro, você poderia comentar isto pessoalmente, fazendo uma visita para nós, não? Venham para cá, ômi!<br />Concordo plenamente com você. Não vou entrar em questões técnicas, mas há várias modalidades de avaliação, a começar por uma divisão clássica entre avaliação classificatória e avaliação formativa. O melhor mesmo é quando se acumula nota ao longo do ensino médio e não apenas num único exame. Este processo foi proposto pelo Cristovam Buarque quando foi ministro: uma avaliação no primeiro ano do Ensino Médio, com peso 1; uma no segundo ano, com peso 2 e uma última, no terceiro ano, com peso 3. Ao longo do ano, o aluno poderia refazer esta avaliação, caso se sentisse melhor preparado, e não apenas num único dia. Enfim, é fundamental acompanhar o processo de formação e não criar um Dia D, altamente estressante, arrebentando com a vida de um adolescente. <br />Um abraçãoRudá Riccihttps://www.blogger.com/profile/13441906686757365725noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4208575773499504588.post-30151429858061515402013-06-11T22:44:39.690-03:002013-06-11T22:44:39.690-03:00Olá Rudá, como vai? A Cláudia? Os meninos?
Hoje e...Olá Rudá, como vai? A Cláudia? Os meninos? <br />Hoje eu ví uma entrevista sua no Jornal Nacional, falando sobre o ENEM. Nos últimos 3 anos acompanhei bem de perto todo o processo de funcionamento do ENEM em função do vestibular do Vitor, que graças a Deus já passou dessa fase com o ingresso na UFMG. Também já li alguns artigos seus sobre os acertos e erros desse processo de seleção que considero transparente e demográfico.<br />Mas na minha opinião existe uma discrepância enorme na forma de correção das provas que deveria ser corrigida, sob pena de por a perder tudo que já foi conquistado.<br />Me refiro à correção da REDAÇÃO, é claro.<br />Subjetiva, polêmica e muitas vezes injusta.<br />Em todas as 4 provas objetivas as notas são apuradas de forma relativa, utilizando-se a TRI, um grande avanço reconheço, mas na redação o valor é absoluto, ou seja não se compara com nada nem com ninguém.<br />Essa situação é fácil de se observar. Basta pegar por exemplo um aluno que tenha acertado todas as questões de "ciências da natureza". Esse aluno NÃO obteve 1000 nessa prova, pois a correção utilizou a TRI. Por outro lado se sua redação agradou o corretor ele obteve 1000. Dessa forma, se simplesmente compararmos essas notas estaremos comparando bananas com tomates.<br />Sei de todas as dificuldades que o INEP e o MEC enfrentam para tornar as correções da redação menos sujeitas à subjetividade e das mudanças ocorridas mas que ainda não eliminaram os problemas.<br />Mas acho que se depois de apuradas as notas das provas objetivas, utilizando a TRI, elas fossem submetidas a uma regra de três simples, onde a maior nota passasse a receber 1000 e as demais proporcionalmente, poderíamos a partir dai soma-las à nota da redação.<br />Evitaríamos com isso absurdos em que alunos consigam por exemplo uma vaga de engenharia tirando nota medíocre em "matemática e suas tecnologias" mas caiu nas graças do corretor da redação.<br />Desculpe o desabafo.<br />Grande abraço<br />CLARINDO<br />Clarindo Bergaminihttps://www.blogger.com/profile/10499671462703585634noreply@blogger.com